jump to navigation

Web Conferência é tendência 22/maio/2009

Posted by rapidoerasteiro in Internet, Tecnologia.
Tags: , , , , , ,
trackback

Nesta semana fui até Brasília para participar do evento de lançamento do Programa de Inclusão Digital Rural da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), juntamente com o novo portal “Canal do Produtor“, que também faz parte da ação de inclusão.

O projeto em si, que irá doar 5.000 computadores para laboratórios em áreas rurais carentes, e terá um portal de suporte (o Canal do Produtor), já é muito bacana. O mais legal, porém, tem a ver com a minha ida para o evento. Fui responsável por fazer a transmissão do evento via Web Conferência para sedes estaduais do SENAR, o que demonstra uma mentalidade inovadora por parte dessas organizações. Pelos levantamentos preliminares que fiz, foram 22 Estados estavam conectados com o local do evento, com mais de 300 pessoas assistindo remotamente. Ou seja, havia mais pessoas assistindo ao evento remotamente do que presencialmente no local.

Mas por que coloquei o título que web conferência é uma tendência? Bem, primeiro que os feedbacks que tenho recebido durante todos os eventos de web conferência têm sido extremamente positivos, o que demonstra que essas ferramentas realmente têm o seu valor. Segundo, o uso das  conferências remotas representa uma economia significativa em termos de despesas de deslocamentos e hospedagens para as empresas. E terceiro, o uso de ferramentas de conferência via internet (web conferência) representa uma redução de custo significativa em relação aos sistemas tradicionais até então existentes.

Os mais céticos imediatamente dizem: “tudo bem que a resposta é positiva, mas web conferência nunca irá substituir reuniões presenciais”. Claro que o contato face-a-face é muito mais rico, porém não são todos os compromissos que exigem esse contato. Além disso, além da tecnologia, deve-se pensar principalmente na metodologia e nos processos de condução das conferências, que precisam ser adaptadas para que não haja perda de conteúdos e nem desorganização. Ou seja, deve-se ajustar a cultura das organizações para o uso dessa tecnologia.

E quais opções de web conferência temos hoje? Hoje temos diversas opções, inclusive algumas de software livre. Entre as opções pagas, oferecidas no modelo de Software como Serviço (SaaS), temos  WebEx, Saba (antigo Centra), ConferenceCall, e alguns brasileiros como Lector, CloudMeeting, Kolabore, entre muitos outros. Nas opções de Software Livre, o grande destaque é para a ferramenta DimDim, que pode ser baixada e instalada na sua empresa, ou então utilizada no modelo SaaS. Ah, e também vale a pena lembrar que os famosos Skype e MSN também permitem fazer conferências, porém com muito menos riqueza do que os sistemas que mencionei acima.

Um ponto importante para realizar web conferências é o link com a internet. Portanto, quem quiser obter os benefícios da web conferência, precisa necessariamente reservar link internet com banda necessária para transmitir e receber o áudio e as imagens com a qualidade desejada. Lembrando que, quanto melhor a qualidade do vídeo e do áudio, mais banda será consumida.

Anúncios

Comentários»

1. Webconferência: tendência de economia para a sua empresa « mundo à distância - 16/março/2011

[…] artigo que produziu para o seu blog, Marcus ainda destacou o uso do Lector Live como uma solução para a boa utilização de […]

2. lectorlive - 16/março/2011

Oi Marcus,
Estamos iniciando um blog que fala sobre comunicação à distância e achamos este seu artigo muito interessante.
Publicamos no nosso blog um artigo citando o que você escreveu e fazendo um link para o seu blog.
Um grande abraço!
Equipe Lector Tecnologia
http://www.mundoadistancia.wordpress.com

rapidoerasteiro - 21/março/2011

Alo pessoal!
É um prazer participar!
Precisando da gente, é só chamar!
abração, e sucesso!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: