jump to navigation

Quase todas as empresas do Brasil usam a web 6/maio/2009

Posted by rapidoerasteiro in Gestão, Internet, Tecnologia.
Tags: , , , , ,
trackback

Mais uma notícia interessante que eu recebi pela TI Inside, que fala sobre os resultados da pesquisa “TIC Empresas 2008“, desenvolvida pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e que foi divulgada na semana passada. Para quem ainda não é familiarizado com a sigla TIC, ela significa “Tecnologias da Informação e da Comunicação”, um avanço da sigla TI, já que não é mais possível conceber tecnologia sem conectividade.

Resumidamente, a pesquisa mostra que praticamente todas as empresas brasileiras já tem acesso a tecnologias para informática e telecomunicações, e estão utilizando a internet como ferramenta efetiva para pelo menos dar suporte às suas operações. Algumas outras já utilizam a internet como meio para realizar negócios efetivamente. Ou seja, os Gestores passaram a perceber que a TIC é algo fundamental para dar suporte às suas empresas.

Outra informação interessante diz respeito ao índice de utilização de software livre nas empresas brasileiras. Segundo a pesquisa, 61% das grandes empresas, 44% das médias empresas e 22% das pequenas utilizam algum software livre, contra 10% da média mundial.

Considerando este assunto, vale a pena mais uma vez resgatar o importante artigo de Nicholas Carr com o título “TI já não importa”, publicado na Revista Harvard Business Review de Agosto de 2004. No texto, o autor mostra que as tecnologias da informação já são commodities e, portanto, não são mais diferencial para nenhuma empresa. Ou seja, utilizar computadores, internet, celulares, etc., é algo obrigatório para qualquer negócio e, assim, quem não estiver utilizando essas ferramentas hoje já está em desvantagem competitiva em relação aos seus concorrentes, especialmente em um mundo globalizado.

E por falar em globalização, vale lembrar que atualmente a concorrência em nível mundial passa a valer para todos os tipos de negócio e de qualquer tamanho, incluindo as micro e pequenas empresas. Por exemplo, os produtos feitos por uma micro empresa de confecções estabelecida nos fundos de uma casa hoje concorre com as roupas fabricadas por grandes empresas da China, África, entre outros países. Com certeza, isso representa um grande desafio para todos, especialmente para o pequeno empresário que precisa lutar contra grandes empresas de várias partes do mundo.

Nesse contexto, vale a pena relembrar alguns dos ótimos comerciais da IBM veiculados há alguns anos atrás. Deixo abaixo um vídeo do Youtube com a propaganda “Sorocon”, que ilustra bem a questão da utilização das ferramentas de TIC com a globalização. Quem deu a dica do vídeo foi o meu aluno Luiz Schaefer (valeu!), novo blogueiro, do curso de Administração da Universidade Estácio de Sá.


Anúncios

Comentários»

1. Luiz Gustavo Schaefer - 6/maio/2009

Lembrou do video….muito bom, ficou muito marcante pra mim esse video, mostra bem o poder da globalização, o poder da tecnologia. Você pode comprar e vender, sem sair da sua casa. Muuito bom. Abraços. LG!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: