jump to navigation

Solução para Laptops ‘quentes’ 3/maio/2009

Posted by rapidoerasteiro in Tecnologia.
Tags: , , , , , ,
trackback

Às vezes a gente usa tanto determinadas expressões que nem atenta direito para o seu significado. No caso de computadores pessoais, vale a pena relembrar o significado de duas expressões muito utilizadas:

  • Desktop = Mesa (desk) + Top (em cima). Ou seja, é um computador para uso em mesas de escritório, não portátil.
  • Laptop = Lap (colo) + Top (em cima). Ou seja, é um computador para uso ‘no colo’, portátil.

Agora, quem já tentou utilizar um laptop por algum tempo sobre o colo já sabe das conseqüências. Fora um esperado desconforto (ai minhas costas…), normalmente temos fortes sensações de calor, acompanhadas de muito suor nas pernas e, às vezes, até uma ou outra queimadura. Isso sem contar possíveis riscos de superaquecimento do próprio computador.

Eu já vi Laptops cujos ventiladores (para retirar o calor de dentro do gabinete) ficam na parte de baixo do computador, um verdadeiro absurdo. Porém, hoje vi uma dica do iG Tecnologia que parece ser bastante interessante para pelo menos diminuir o problema. Como diriam as Organizações Tabajara: Seu computador esquenta demais o seu colo? Você não agüenta mais ficar suado quanto usa o seu laptop exatamente onde ele deveria ser utilizado? Já tentou comprar aquelas mesinhas desajeitadas vendidas pela TV e nada resolveu? Então seus problemas terminaram!!! […]

A solução sugerida na notícia do iG é o CushDesk, uma almofada feita pela empresa Belkin especificamente para acomodar laptops no colo, conforme mostra a foto ao lado. Aliás, a Belkin fabrica uma série de acessórios muito interessantes para computadores, vale a pena conferir. O preço sugerido para o CushDesk nos EUA é de 29.99 dólares, algo em torno de 70 reais.

Há também outras soluções, algumas inclusive da própria Belkin (preços em dólares, dos sites dos fabricantes ou da Amazon):

  • Belkin CushTop: função similar ao CushDesk, porém maior. A vantagem é que você pode guardar outros acessórios dentro do CushTop enquanto trabalha. Preço: cerca de 35 dólares.
  • Belkin Cooling Hub: não é acolchoado, mas é um suporte com ventilação para laptops. Talvez não resolva o problema do aquecimento das pernas, já que o ventilador fica na parte de baixo. Porém, vem com um Hub USB com 4 portas. Preço: cerca de 50 dólares.
  • Logitech Comfort Lapdesk: bem mais bonito que o CushDesk, com a mesma função. Preço: cerca de 40 dólares.
  • My Place Cozy Deluxe Personal Workstation w/ Built In Cushion: este realmente parece ser um produto Tabajara, principalmente pelo nome! Além de ser acolchoado e ter uma superfície plana no topo, tem lâmpada de leitura e porta copos. Preço: cerca de 20 dólares.
  • Belkin SleeveTop e PocketTop: duas soluções que reúnem em um só produto o estojo e uma estante portátil para Laptops. Não seu se resolve o problema do aquecimento, já que não têm soluções de ventilação e são muito finas. Preço: cerca de 30 dólares.

Não tive a oportunidade de utilizar nenhma das soluções, mas confesso que fiquei interessado pelo produto da Logitech. Para quem quiser comprar, creio que as boas lojas de informática (nas ruas, shoppings, ou internet) com certeza terão boas opções.

De qualquer forma, com certeza vale a pena levantar a bandeira do ‘não ao colo suado’, inclusive pedindo aos fabricantes de Laptops que desenvolvam aparelhos que esquentem menos e tenham melhores soluções de exaustão de calor. Para isso, vale utilizar Blogs, Redes Sociais e até mesmo entrar em contato com os SAC’s das empresas.

Anúncios

Comentários»

1. Bingo! Acertei! « Just A Little Bet - 4/maio/2009

[…] Laptop quente? Veja o que fazer. […]

2. Vinícius - 13/maio/2009

Legal não conhecia, essas coisas deveriam ser isentas de impostos afinal tornam a vida mais confortável e não é dever do estado garantir o bem estar do cidadão? Hahaha. Uma pena que no Brasil vá custar trocentos reais e ser vendido apenas nas grandes cidades dificultando aquele teste básico antes de escolher cor e modelo por quem mora no interior e compra via internet.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: