jump to navigation

Fim do Geocities 29/abril/2009

Posted by rapidoerasteiro in Internet.
Tags: , , ,
trackback

Você conhece o Geocities? Se respondeu “não”, então significa que você é um usuário que só conhece a web 2.0. Se respondeu “sim”, deve se lembrar que este foi um dos serviços de hospedagem gratuita de páginas mais famosos durante a primeira fase da internet. Há cerca de 10 anos atrás, o Geocities foi comprado pelo Yahoo!, em um negócio estimado em 4 bilhões de dólares.

Recentemente o Yahoo! anunciou na própria página do Geocities (http://geocities.yahoo.com/) o seguinte: “Sorry, new GeoCities accounts are no longer available” (Desculpe-nos, não estão disponíveis novas contas do Geocities). Além disso, vários posts no Yahoo! Answers tratam do assunto, já devidamente confirmado pela empresa.

Já segundo a TI Inside, o Yahoo! prestará mais esclarecimentos sobre o encerramento do Geocities julho e agosto, inclusive dando instruções para ajudar os clientes a salvarem os seus websites.

Definitivamente, o fechamento do Geocities é um fato emblemático, que marca realmente o fim da web 1.0. Além disso, deve-se analisar os 4 bilhões de dólares pagos pelo Yahoo! na transação, ainda na época anterior ao estouro da “bolha” da internet (ocorrido em meados de 1999-2000), quando eram pagos valores absurdamente irreais por negócios na internet.

Considerando este contexto e a realidade da web 2.0. creio que o Yahoo! até demorou a fechar o Geocities, pois duvido muito que os 4 bilhões de dólares pagos há 10 anos atrás tenham tido retorno. Talvez, se o Yahoo! tivesse investido em upgrades do serviço, tornando-o mais amigável para os usuários, não teria tido tanto prejuízo e, assim, não precisaria encerrar o serviço.

Ao não fazer a lição de casa e ter que fechar o Geocities, na minha opinião o Yahoo! criou um problema e tanto, pois parece que a empresa não tem uma outra alternativa para os seus usuários. Grande ou pequena, a base de clientes do Geocities não é algo a ser subestimada, principalmente para uma empresa que já anda registrando prejuízos com a crise internacional. Ou seja, é provável que o Yahoo! perca muito mais do que apenas os clientes Geocities, já que na internet perder um cliente normalmente significa perder mais de uma centena de outros clientes.

Bem, veremos se entre julho e agosto o Yahoo! dará uma solução satisfatória para a questão. Mas, considerando este cenário, as perspectivas realmente não são nada animadoras para a empresa. Quem agradecerá, provavelmente, serão os concorrentes Google, MSN, entre outros.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: