jump to navigation

Hackers atacam Pentágono 22/abril/2009

Posted by rapidoerasteiro in Gestão, Internet.
Tags: , , , , ,
trackback

De acordo com o Wall Street Journal de ontem (21/04/09), autoridades descobriram que hackers invadiram computadores do Departamento de Defesa dos EUA e roubaram informações do mais caro projeto já desenvolvido no Pentágono: o avião caça F-35 Lightning II, que deverá consumir cerca de 300 bilhões de dólares americanos.

Segundo a matéria, ataques como esse têm se intensificado nos últimos meses, atingindo também órgãos como o controle de tráfego aéreo, e o sistema de distribuição de energia elétrica dos EUA. Segundo as autoridades do país, a batalha entre os EUA e seus adversários nas redes de dados tem se intensificado nos últimos meses.

Sobre essa ocorrência em si, as autoridades norte-americanas declararam que as informações roubadas pelos hackers não eram aquelas mais sensíveis e estratégicas, que estariam armazenadas em computadores não conectados à internet, porém permitiriam aos adversários construir dispositivos para melhor defesa e contra-ataque ao F-35 II.

As informações levantadas até o momento indicam que os ataques tiveram origem em computadores da China, mas é possível que a China tenha sido apenas um entreposto para a realização dos ataques.

O que mais espanta é saber que o Governo dos Estados Unidos não tem um órgão responsável pela Segurança da Informação do Estado, porém a administração Obama já declarou que pretende em breve criar cargos para essa incumbência, em âmbito civil e militar.

O gráfico do lado indica que foram descobertos mais de 18 mil ataques às redes do Governo dos EUA, e os classifica por tipos. Eu, pessoalmente, desconfio que o número real deve ser muito maior, já que muitos ataques não devem ter sido descobertos.

Bem, Segurança da Informação é algo cada vez mais importante não apenas para as empresas, mas também para o Estado. O motivo para isso é de certa forma óbvio: os maiores ativos das organizações hoje são as informações que elas possuem.

Sendo assim, a questão passa a ser implantar Políticas de Segurança da Informação que sejam ao mesmo tempo efetivas e que não engessem as operações das organizações. Para tanto, vale lembrar os três pilares que devem ser considerados: Processos, Pessoas e Tecnologia.

Anúncios

Comentários»

1. EUA terão cargo para cuidar da Segurança da Informação « Blog Rápido e Rasteiro - 3/junho/2009

[…] Internet, obama, Pentágono, Segurança da Informação trackback Em abril publiquei aqui um post falando sobre problemas de segurança da informação relacionados ao Governo dos EUA, ilustran…, o mais caro projeto já executado pelo órgão norte […]

2. Ranieri Marinho de Souza - 17/julho/2009

Isso deve ser coisa de Insider

Ranieri Marinho de Souza
Segurança da Informação


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: