jump to navigation

Software livre na cabeça 11/abril/2009

Posted by rapidoerasteiro in Tecnologia.
Tags: , , , ,
trackback

Muito bacana ver que uma série de softwares livres estão ganhando mercado. Fiquei muito contente em ver que a Locaweb, além de oferecer os Bancos de Dados MySQL e PostGreSQL, também está oferecendo a possibilidade de instalar para os usuários vários aplicativos open source:

Dei a Locaweb como exemplo, mas tantos outros provedores, como  Floripa Internet, aqui em Florianópolis, também disponibilizam a instalação sob demanda de uma série de softwares livres para os seus clientes.

Nas aulas da disciplina de “Sistemas de Informação” que ministro na Universidade Estácio de Sá, muitas vezes o pessoal pergunta como o pessoal do software livre ganha dinheiro, já que esses sistemas são distribuídos gratuitamente. A resposta está na mudança de paradigma em relação ao software, que deixa de ser produto e passa a ser serviço.

Ou seja: o pessoal do software livre ganha dinheiro vendendo serviços associados ao software, tais como Cloud Computing, customização/personalização do software, etc.

Para quem está interessado nessa mudança de paradigma, recomendo a leitura do artigo “TI já não importa”, de Nicholas G. Carr, publicado na conceituada Revista Harvard Business Review de agosto de 2004.  Prova de que essa idéia já é discutida há algum tempo.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: