jump to navigation

Brasil inova em tecnologia para a preservação do meio-ambiente 1/abril/2009

Posted by rapidoerasteiro in Diversos, Tecnologia.
Tags: , , , ,
trackback

Nesta segunda-feira passada (30/03/2009), tive a oportunidade de participar de um evento em Florianópolis, falando sobre iniciativas e tecnologias para a preservação do meio-ambiente. O evento tinha um público seleto, composto por pesquisadores de entidades públicas (entre elas a Universidade Federal de Santa Catarina e a Marinha do Brasil) e privadas (Carbono Brasil, Nexxera, Eteol, AGECAN, IEA e Knowtec).

Durante o evento, fiquei muito impressionado com as informações recebidas, e fiquei mais impressionado ainda em saber que uma empresa brasileira, a Carbono Brasil, está na lista das 12 soluções mais inovadoras para combater os efeitos das mudanças climáticas do “Climate Change Challenge”, conforme matéria do Jornal Financial Times.

A tecnologia chamada de “GásLimpo CleanGas”, que foi desenvolvida pela empresa Carbono Brasil em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, utiliza Plasma Térmico (gás aquecido acima de 3.000 ºC) para tratar gases poluentes provenientes de chaminés, motores, etc., separando carbono e enxofre puros, e liberando gases não tóxicos como Hidrogênio e Oxigênio. Ou seja, além de eliminar consideravelmente a poluição, a tecnologia ainda separar produtos de alto valor agregado, como o Carbono e outros materiais que podem ser reutilizados pelas indústrias. Detalhe: o produto reúne uma série de patentes já registradas internacionalmente.

Outras ações interessantes foram discutidas no evento, como o inovador sistema de tratamento de efluentes líquidos por oxicoagulação eletrônica da empresa Eteol, iniciativas educacionais, reaproveitamento de materiais, e o mercado de Créditos de Carbono.

Aliás, todas essas ações de preservação ambiental quando aplicadas em larga escala podem se beneficiar da venda de Créditos de Carbono, que são comprados por empresas de países desenvolvidos que precisam “compensar” a sua poluição extra, pois passaram dos limites estabelecidos pelo Tratado de Kyoto. Ou seja, poluir passou a custar caro para os poluidores…

Assim, iniciativas como tratamento de poluentes gasosos, líquidos ou sólidos podem ter parte do investimento recuperado pela venda desses créditos no mercado internacional. Além disso, outras medidas que geram redução de poluição em larga escala, como cursos à distância que evitam o deslocamento físico de alunos e professores, implantação de transporte em massa que reduza o número de carros e/ou que reduza as emissões dos próprios veículos coletivos, recuperação de áreas devastadas, entre tantas outras, também podem pleitear o benefício da obtenção de Créditos de Carbono.

Confesso que fiquei muito interessado por todos esses assuntos, que com certeza merecerão o devido estudo. Particularmente, achei a questão dos Créditos de Carbono bastante complexa, pois há uma série de normas legais que precisam ser seguidas e o processo de obtenção do benefício parece ser bastante burocrático. Assim que eu conseguir descobrir um pouco mais sobre o assunto, compartilho com todos aqui neste blog.

E, não custa lembrar: mesmo sem créditos de carbono, se cada um de nós fizer um pouco para a preservação do meio-ambiente, certamente ganharemos uma melhor qualidade de vida.

Anúncios

Comentários»

1. rafael souza - 3/abril/2009

devemos comentar mais sobre esses temas como meio ambiente!

2. rafael souza - 3/abril/2009

principalmente em vestibulaaaaarrrrr………………………

3. Tais S. Araújo - 29/março/2011

Me interesssei muito sobre o assunto. Atualmente faço faculdade de Tecnologia em Agroecologia, estou no segundo ano e ainda estou obteno muito conhecimentos ainda, sobre preservação, pois sabemos q desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

rapidoerasteiro - 30/março/2011

Oi Tais,
Que bom que você se interessa pelo assunto!
E o pensamento de todos nós deve ser, hoje e sempre, estratégico, pensando nas consequências futuras das nossas ações.
Um abraço!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: