jump to navigation

Locaweb lança site com software livre 19/março/2009

Posted by rapidoerasteiro in Internet.
Tags: , , , , , , ,
trackback

Recentemente a Locaweb anunciou mudanças radicais nos seus produtos, bem como um site novo (figura ao lado). Comentei isso aqui faz pouco tempo.

Para minha surpresa, ao dar uma bisbilhotada no código fonte do site, descobri que o mesmo foi desenvolvido sobre o CMS Joomla, um dos mais famosos sistemas de gestão de conteúdos (para sites, portais e afins) de hoje. E detalhe: é software livre!

Outro CMS de software livre com o qual tive contato foi o Drupal, que disputa a preferência dos desenvolvedores com o Joomla. Outro sistema similar é o próprio WordPress (sistema que dá suporte a este blog) que pode sim ser utilizado para desenvolver sites, apesar de ter uma clara vocação para Blogs.

Qual deles é o melhor? O que você souber usar :-)

A única nota negativa é ver que a Locaweb tirou do código fonte do site a referência ao Joomla, que estava lá na semana passada. De qualquer forma, é bom ver que empresas líderes de mercado estão sim aderindo ao software livre. Ou seja, mais uma vez vemos a prova viva de que o software está deixando de ser produto. A tendência é focar os serviços sobre software, que é onde está realmente o valor agregado.

Bom final de semana!

Atualização em 20/03/2009 – Gentilmente, um dos desenvolvedores da Locaweb deixou um comentário esclarecendo a questão sobre o uso do Joomla e a referência ao CMS: a Home da Locaweb realmente não está no Joomla (e, portanto, não tem a referência), somente as páginas internas estão e nestas têm a referência.

Feito aqui a errata, agradecendo ao esclarecimento da Locaweb. É assim que se faz CRM 2.0, parabéns!

Anúncios

Comentários»

1. Heric Tilly - 20/março/2009

Olá,

Sou da equipe de desenvolvimento do site da Locaweb e nós não tiramos do código fonte a referência ao Joomla. É que nossa home realmente não está no Joomla, somente as páginas internas estão e nestas têm a referência.

rapidoerasteiro - 20/março/2009

Obrigado pela informação Heric, inclusive já atualizei o post.
Um abraço.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: