jump to navigation

Tecnologia Brasileira: plástico reciclado pode virar papel 3/março/2009

Posted by rapidoerasteiro in Diversos.
trackback

Esta é mais uma idéia 100% brasileira, que merece o agradecimento de todos nós. Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar a partir de financiamento da FAPESP, desenvolveram uma tecnologia capaz de criar um papel sintético a partir de plástico descartado, produzido na forma de filmes.

A matéria-prima pode ser garrafas de água, potes de alimentos e embalagens de material de limpeza, entre outros plásticos descartados no nosso lixo. Até então, papéis sintéticos similares eram fabricados apenas a partir de derivados de petróleo. A tecnologia já está implantada em uma planta piloto (escala semi-industrial) da empresa Vitopel, em Votorantim, no interior paulista.

Segundo a UFSCar, este papel é indicado para aplicações que necessitam de propriedades como barreira à umidade e água, além de resistência mecânica. Assim, ele pode ser empregado em rótulos de garrafas, outdoors, tabuleiros de jogos, etiquetas, livros escolares, cédulas de dinheiro, entre outras aplicações que necessitem de um papel bastante resistente. O interessante é que este papel também aceita bem a tinta de canetas esferográficas, o que permite substituir também papéis feitos de celulose.

Assim, além de diminuir a demanda por matéria-prima fóssil, a tecnologia também permite diminuir a demanda por celulose, reduzindo a necessidade da derrubada de árvores. E, exatamente por isso, também economiza água no processo de fabricação.

É mais uma notícia que nos alegra muito, pois são pesquisadores e empresas Brasileiras criando tecnologias inéditas. Talento e criatividade o Brasil tem, para criar inovação basta recursos disponíveis e aplicados corretamente.

E a natureza, claro, também agradece.

Anúncios

Comentários»

1. Raphael Pires Filho - 14/outubro/2009

A criatividade brasileira, sem xenofobismo, é imbatível.
Pena que nossos governantes, e mesmo nossos empresários, ainda relutem em investir nisso.
Os motivos, é claro, são bem distintos.
Enquanto uns se perpetuam no poder às custas da ignorância do povo, outros temem arriscar o que já ganharam, ignorando a possibilidade de ganhar ainda muito mais.
Mas no fim, é tudo inguinorante!!!
Parabéns pela divulgação de mais este trabalho de pessoas que a midia prefere manter como desconhecidos.

rapidoerasteiro - 14/outubro/2009

Pois é Raphael, você tem toda a razão.
Mas também cabe a cada um de nós divulgar e apoiar as boas iniciativas. Veja também o post que escrevi sobre outras tecnologias para o meio-ambiente. Aqui no Brasil realmente nós fazemos muita coisa interessante.
Obrigado pela participação e pelo comentário.
Um abraço!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: