jump to navigation

Claro realiza tendência antecipada na Futurecom 2008 20/fevereiro/2009

Posted by rapidoerasteiro in Internet.
Tags: , , , , ,
trackback

Ano passado durante a Futurecom 2008 publiquei aqui várias informações colhidas durante as palestras (interessantíssimas, aliás). Em uma delas, o CEO da empresa Comverse antecipou que até 2013 os AdMob’s (anúncios para dispositivos móveis/celulares) iriam concentrar a maior parte dos investimentos em peças para a “idle screen“, ou “descanso de tela” para nós que falamos a língua portuguesa.

Ou seja, enquanto não utilizamos o celular, entraria um descanso de tela que funcionaria de forma similar ao equivalente que já temos no computador, porém exibiria na tela do celular informações e propagandas relevantes ao perfil de cada usuário, e sem custo. Quem pagaria o custo seriam os anunciantes.

Bem, durante a Mobile World 2009 que aconteceu nesta semana em Barcelona, a Claro anunciou um produto baseado na tecnologia “LiveScreen Media” da empresa Celltick que faz exatamente isso: no descanso de tela são exibidas peças de propaganda, entretenimento e notícias. Ao selecionar um item, o usuário será direcionado para uma página WAP (internet móvel) ou receberá um SMS, dependendo das funcionalidades disponíveis no seu aparelho.

O produto anunciado pela Claro será oferecido pelo “Canal Idéias”, e também possibilitará a compra de pacotes “premium”, para acesso a conteúdos diferenciados e participação em promoções e enquetes especiais.

De acordo com a assessoria de imprensa do evento Mobile World, o serviço está disponível para clientes Claro nos DDDs 14, 16, 17, 18, 19, 21, 22 e 24, nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, com previsão de expansão nos próximos meses.

Como toda ação nova, tem muito consumidor que anda reclamando, até porque parece que a Claro tem descuidado um pouco da política de opt-in e opt-out, ou seja, parece que não foi dada a devida atenção nem divulgação sobre como solicitar o serviço nem sobre como desativá-lo. Um exemplo está no site Reclame Aqui.

A idéia da Claro é ótima e antecipa uma tendência de mercado. A tecnologia é muito interessante e muito bacana, mas o fundamental mesmo é cuidar das pessoas que serão afetadas por essa novidade.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: