jump to navigation

Indicadores de sustentabilidade 29/janeiro/2009

Posted by rapidoerasteiro in Diversos.
Tags: , , , , ,
trackback

Nesta semana recebi a missão de revisar alguns indicadores para o Planejamento Estratégico da empresa onde trabalho. Ao desenvolver a pesquisa, me deparei com um texto muito interessante, do Congresso Virtual Brasileiro de Administração, de 2006. O título é “Sustentabilidade empresarial: conceito e indicadores“, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Neste post trago partes do texto e minhas impressões pessoais.

Realmente, qualquer estratégia empresarial deve considerar no mínimo a sustentabilidade do negócio. Ou seja, a empresa precisa se auto-manter, apesar de imprevistos que possam acontecer ao longo do tempo. Nesse contexto, a bibliografia aborda três dimensões que devem ser consideradas para desenvolver um modelo de sustentabilidade empresarial:

  • Sustentabilidade econômica: considera fatores como custos, mercado, rentabilidade, qualidade, marketing, etc., que darão “combustível” para a operação da empresa;
  • Sustentabilidade ambiental: como as fontes naturais não são ilimitadas, a empresa deve considerar fatores como energia, impactos ambientais, legislação ambiental, reciclagem, etc;
  • Sustentabilidade social: nenhuma empresa existe sem as pessoas que nela trabalham, além das pessoas que são direta ou indiretamente afetadas pela existência da empresa. Portanto, deve-se considerar fatores como responsabilidade social, desenvolvimento das pessoas, suporte à comunidade, etc.

O interessante dessa abordagem é que sustentabilidade deixou de ser algo meramente econômico/financeiro, já que para uma empresa se manter é necessário mais do que simplesmente dinheiro. Se uma empresa deixa de considerar fatores ambientais e/ou sociais, por exemplo, pode passar dos limites legais e responder a processos que venham a afetar suas finanças, ou então pode sofrer danos à sua imagem/marca que afetarão seus negócios. Por outro lado, se a empresa não tiver recursos financeiros também não poderá contemplar ações sociais e ambientais. Assim, o modelo parece ser bastante completo.

Para acompanhar a evolução dessas ações, é fundamental que as empresas determinem indicadores, que permitam um acompanhamento menos subjetivo da sua operação. Para eliminar ao máximo a subjetividade, os indicadores devem buscar items mensuráveis e que representem significativamente o que se quer monitorar. Para fatores econômicos, pode-se considerar indicadores como faturamento, lucro, investimentos, tributos, entre outros; para fatores ambientais, volume de material reciclado, uso de fontes renováveis de energia, conformidade ambiental, entre outros; para fatores sociais, capacitação de pessoal, benefícios, conformidade trabalhista, etc.

Por questões óbvias, não poderei expor aqui com maiores detalhes os indicadores considerados para a empresa onde trabalho, mas é importante que os gestores conheçam bem os desafios internos e externos da empresa onde trabalham para que as estratégias sejam válidas e, por conseqüência, os indicadores também o sejam. Assim, por exemplo, empresas prestadoras de serviço devem focar com maior atenção ações ligadas à parte social; indústrias devem focar a parte ambiental; grandes empresas de qualquer segmento precisam considerar na parte social ações para a comunidade.

Enfim, a alta competitividade trazida ao universo empresarial a partir da globalização parece ter trazido benefícios antes pouco destacados. Antes, o foco principal dos gestores empresariais era o financeiro; hoje para uma empresa ser sustentável é necessário ir mais além, já que não basta apenas ter lucro e dinheiro em caixa.

Esperamos que toda a sociedade possa colher os frutos dessa nova consciência empresarial.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: