jump to navigation

Livro: O Código da Inteligência 28/janeiro/2009

Posted by rapidoerasteiro in Artes, Diversos.
Tags: , , , ,
trackback

Confesso: nunca fui muito fã de livros de auto-ajuda, mas minha esposa recebeu de presente o livro em questão e, como estava de férias e já havia terminado de ler 1808, resolvi iniciar a leitura.

Fiquei bastante surpreso com o conteúdo do livro: apesar de ser classificado como “auto-ajuda”, “O Código da Inteligência” de Augusto Cury, que é psiquiatra e psicoterapeuta, é baseado em pesquisas científicas, contando inclusive com várias fontes bibliográficas. O autor inclusive “reclama” dessa classificação, mas quem ler a obra perceberá o porquê disso.

Mesmo sendo fundamentado em teorias internacionalmente aceitas, como a Psicologia Multifocal (também chamada de Inteligência Multifocal, do próprio autor), o texto tem expressões excessivamente apaixonadas, tais como “Deveríamos decifrar esses códigos com a mesma energia que o garimpeiro penetra nas rochas à procura do ouro, com o mesmo afnco que o cirurgião rebate a pele para desnudar tecidos ocultos…“. Tudo bem, se o texto fosse estritamente acadêmico o autor certamente não seria um best seller (já vendeu mais de 7 milhões de exemplares) , já que da forma que escreve, Cury consegue atingir um público muito maior fora da Academia. Porém, creio que poderia ser uma boa idéia se o autor lançasse um livro mais “avançado” em termos de conteúdo e sem “floreios”, para aqueles leigos em psicologia como eu que desejam aprender um pouco mais sobre a mente e a psique.

Outro ponto, e neste caso acho que teve um dedo da Editora, é que há um excesso de citações de obras do próprio autor no meio do texto do livro. Além do excesso em si, nem sempre as citações são pertinentes ao conteúdo em questão, soando mais como propaganda de outros livros do mesmo autor. Para mim, isso mais atrapalhou do que ajudou a leitura.

Enfim, clichês à parte, o livro realmente é bom, apresentando questões muito pertinentes ao nosso dia a dia, tais como a Síndrome do Pensamento Acelerado – SPA, a técnica da “mesa redonda do Eu”, e a análise de outros fenômenos da nossa complexa psique. Recomendo a leitura.

Também recomendo os links:

http://www.ocodigodainteligencia.com.br/

http://www.centroaugustocury.com/

Anúncios

Comentários»

1. Giancarlo - 28/janeiro/2009

Li um do Cury na semana passada. Não gostei. Chama-se “O Vendedor de Sonhos” e é uma auto-ajuda disfarçada de romance. Fraco demais.
Minha mãe, que é psicopedagoga adora “Pais Brilhantes, Professores Fascinantes”. Tive a impressão de que se o cara ficar na seara dele, se sai bem. Se inventa, fica ruim.
É o velho comercial de cigarro: cada um na sua mas com algo em comum.
Cara, te convoquei para uma paradinha. Passa lá na Casa e dá uma olhada. Adesão opcional, claro.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: