jump to navigation

Querer inovar não basta, é fundamental um ambiente adequado 26/janeiro/2009

Posted by rapidoerasteiro in Diversos.
Tags: , , , ,
trackback

Muito interessante o artigo da newsletter da HSM, “Criando ambiente para a inovação“, de Peter Skarzynski e Rowan Gibson, ambos profissionais da área de planejamento estratégico.

De início, desmistifica-se que a inovação seja fruto de mentes de “Professores Pardais”, trabalhando isoladamente em seus laboratórios. Na realidade, a inovação nas empresas hoje é fruto de idéias e trabalho desenvolvidos coletivamente. Para tanto, é necessário que as organizações provoquem essa “coletividade”, e o artigo dá algumas dicas como:

  • Reformular a estrutura organizacional: derrubar as estruturas do tipo “silo de conhecimento” (por exemplo, áreas exclusivas para P&D), distribuindo a responsabilidade de inovar por toda a empresa.
  • Criar um ambiente receptivo a novas idéias: deve-se conter a tentação de engessar os processos a padrões de conformidade, que pode desencorajar mudanças. É importante manter alguns padrões , porém os processos e os produtos devem continuamente questionados e  aperfeiçoados, e todos na empresa devem ser encorajados a colaborar com idéias.
  • Utilizar a web para dar suporte à inovação: implantar e utilizar ferramentas como Blogs, Fóruns, Wikis, Mensageria, além de processos voltados à comunicação interna e externa. Nesse ponto, os profissionais de TI devem ser iniciadores e incentivadores do uso da web.
  • Alocar mais tempo para encontros: ou seja, as pessoas precisam se comunicar mais, no sentido de trocar idéias e experiências. Ao invés de mandar e-mail, ou mensagem instantânea, a empresa deve incentivar os profissionais a conversarem, sobre diversos assuntos de interesse corporativo.

Esse é apenas um breve resumo, com minha interpretação sobre os itens. Além da leitura, com certeza vale a pena a reflexão sobre o tema, principalmente em tempos onde a competitividade entre as empresas é ferrenha, e a inovação pode ser a porta de saída para o sucesso.

Anúncios

Comentários»

1. Sergio Storch - 26/janeiro/2009

Marcus, excelente post, que mostra como as mídias sociais podem impactar diretamente a capacidade de inovação na empresa. Acho que um ponto a ser explorado é a necessidade de uma governança que faça a gestão de mudança para criar a cultura de inovação nos processos do dia-a-dia.
Há um ponto bem localizado em que eu ouso divergir:
“Nesse ponto, os profissionais de TI devem ser iniciadores e incentivadores do uso da web.”
Acho que nessa afirmação há um leve toque de corporativismo. Quaisquer profissionais devem ser estimulados a serem iniciadores e incentivadores, não especialmente os da TI, onde às vezes (digo “às vezes” com um sorriso irônico) estão os mais quadrados. Gostaria muito de ter uma pesquisa que mostrasse características de líderes inovadores e em que áreas é mais frequente encontrá-los. O DNA da TI não é muito favorável a isso, e vc muito bem salientou que “conter a tentação de engessar os processos a padrões de conformidade, que pode desencorajar mudanças.”. Infelizmente são muitos os xiitas do PMI, que se socorrem na rigidez dos padrões para encobrir as suas incompetências (tenho traumas de experiências recentes…).

Por outro lado, podemos ter mentes super-inovadoras no RH, no P&D, no marketing, e até mesmo… na Contabilidade (desculpem os contadores pelo “até mesmo”: mas considerem que eu talvez tenha sido “inovador” ao lembrar dos contadores ao falar de inovação. E conheço alguns que são realmente inovadores e inspiradores.

Bem, acho que começamos um diálogo que pode ser muito legal. Acompanhe meu blog http://www.sergiostorch.com.

Um abraço
Sérgio Storch

rapidoerasteiro - 26/janeiro/2009

Concordo com você naquele ponto que diz sobre o toque de corporativismo de TI naquela parte que fala do incentivo ao uso da web. Considerando de onde veio a matéria, até que não é de se estranhar esse fato. Hoje o uso da web não é mais algo exclusivo do pessoal de tecnologia. Ainda bem que as ferramentas estão cada dia mais acessíveis a todas as pessoas. É assim que a tecnologia deve ser.
Realmente, para que haja um ambiente fértil para a Inovação, todas as pessoas devem ser encorajadas a participar. A inteligência coletiva sempre será superior às individualidades.
Com certeza acompanharei seu Blog, inclusive o recomendarei neste espaço.
Vamos conversando.

Um abraço.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: