jump to navigation

Desafio: faça as suas apresentações em até 15 minutos 30/dezembro/2008

Posted by rapidoerasteiro in Diversos.
Tags: , , , , , , ,
trackback

Há uns dias atrás eu estava assistindo ao The History Channel um documentário bastante interessante sobre o projeto do novo Nissan GT-R. Uma coisa que me chamou a atenção foi o destaque dado ao presidente da Renault-Nissan, Carlos Ghosn. Durante todo o documentário ficou bastante evidente o respeito e a importância dada por todos a Ghosn.

Já tinha ouvido falar desse nome, mas fui pesquisar um pouco mais. Carlos Ghosn é brasileiro (sim, ele nasceu no Brasil!), mas criado em outros países, principalmente na França, onde desenvolveu a maior parte da sua carreira profissional. Um dos links mais interessantes que encontrei foi no blog OutroJeito: Carlos Ghosn e as apresentações de 15 minutos.

No post estão trechos de uma matéria feita pela revista EXAME, dizendo entre outras coisas que Ghosn exige que nos encontros com seu pessoal — tanto na Renault quanto na Nissan —  as apresentações sejam simples e diretas, e não durem mais do que 15 minutos. “Ao longo da minha carreira, aprendi que não se pode tomar nenhuma decisão em meio a reuniões chatas e intermináveis”, afirma Ghosn.

Claro que Ghosn conta com uma capacidade dedutiva acima da média, mas entre algumas dicas deixadas pelo executivo, fica a disciplina de seguir à risca a agenda planejada. Aliás, não deve ser à toa que ele ganhou tão rapidamente o respeito dos funcionários orientais da Nissan.

Para nós, simples mortais, fica o desafio de tentarmos aplicar a regra de apresentações de até 15 minutos no nosso dia a dia profissional. Quem se habilita?

Aliás, recomendo a leitura da matéria inteira da EXAME, bem como do site OutroJeito. Vale a pena tentarmos ser mais sintéticos.

Anúncios

Comentários»

1. Giancarlo - 17/janeiro/2009

Lembro de uma apresentação que fiz ao presidente da Copesul, petroquímica de Triunfo, no RS. Ele usava um timer de cozinha, daqueles que dá um alarme tipo despertador ao final do tempo. Não foram 15 minutos, mas meia hora. Ainda assim, um tempo curto para tentar vender um projeto editorial de aproximadamente um milhão de reais. Felizmente, toda a equipe estava preparada e conseguimos emplacar. Mas desta reunião ficou a lição de buscar foco nas reuniões. Especialmente com clientes.
Abraços e até a volta das férias, meu caro.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: