jump to navigation

Os piratas do vale do silício atacam novamente 17/dezembro/2008

Posted by rapidoerasteiro in Tecnologia.
Tags: , , , , ,
trackback

A história se repete: conforme notícia da TI Inside, a Microsoft anunciou neste final de semana (13/12/008) o seu primeiro aplicativo para o iPhone e iPod, chamado “SeaDragon“. O software é relativamente simples, apenas se propõe a disponibilizar uma forma diferente de visualizar imagens armazenadas nos aparelhos. O sistema já está disponível para download gratuito na App Store.

Digo que a história se repete, porque há anos atrás a Microsoft utilizou o mesmo estratagema para “conhecer melhor” o sistema operacional da Apple (Mac OS). Na época, a empresa de Bill Gates já tinha um sistema operacional que era líder de mercado (o DOS), mas viu no sistema da Apple (Mac OS) uma inovação (a interface gráfica com mouse) que iria afetar gravemente o mercado da Microsoft caso nada fosse feito. E algo realmente foi feito: com a “desculpa” de portar alguns dos seus softwares para o sistema operacional do Macintosh, a MS se tornou um desenvolvedor oficial para a Apple e, assim, teve acesso a diversos detalhes técnicos que permitiram a criação de um clone em um tempo muitas vezes inferior: o Windows.

Hoje, qualquer semelhança não deve ser encarada como mera coincidência: a Microsoft atualmente detém boa parte do mercado de sistemas operacionais para dispositivos móveis com o seu Windows Mobile, porém viu no sistema operacional do iPhone uma ameaça. Ao se tornar novamente um desenvolvedor oficial da Apple, a Microsoft novamente terá acesso a detalhes técnicos que a permitirão melhorar o Windows Mobile em um tempo bastante reduzido.

Vamos aguardar, mas é muito provável que em breve o Windows Mobile venha a incorporar funcionalidades hoje presentes apenas no iPhone. Enquanto isso, usuários do iPhone podem se contentar com alguns “brindes” que a Microsoft desenvolver para download gratuito.

Ainda sobre o mesmo assunto, vale a pena a leitura do livro “Start up – uma aventura no vale do silício“, que conta uma história muito parecida.

Para quem viu o filme “Os piratas do Vale do Silício“, que inclusive já foi citado neste blog, fica uma frase que foi dita algumas vezes na história:

Bons artistas copiam; Grandes artistas roubam“.

Pelo visto, essa frase parece ser a cara da Microsoft, vocês não acham?

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: