jump to navigation

10 maiores tendências de TI para 2009 4/dezembro/2008

Posted by rapidoerasteiro in Internet, Tecnologia.
Tags: , , ,
trackback

Compartilho informações interessantes que li no iMasters, a partir de material enviado pelo meu colega Nelson Abu. O artigo em questão tenta antecipar as 10 maiores tendências em tecnologia da informação para o ano que vem. São elas:

  • TI Verde: normas como a ISO 140001 e a nova IEC ESPM QM 08000 serão cada vez mais populares entre as empresas.
  • IPv6: estão faltando IPs na internet, ou seja, os 4 bilhões de endereços da versão 4 do protocolo IP estão chegando ao fim. Com isso, entra em cena a versão 6, com no mínimo 8 octetos e com novidades para a qualidade do serviço para streaming e VoIP, principalmente focando mobilidade.
  • Internet pela Rede Elétrica: para os usuários domésticos e operadoras a possibilidade de transmitir dados pela rede elétrica resolveria grandes problemas de infra-estrutura. Porém, ainda há desafios a serem superados, tais como romper a resistência de organizações que dizem que a tecnologia causa interferências, além de estabelecer o órgão regulador (seria a ANEEL ou a ANATEL?).
  • SCRUM e ITIL V3: a sopa de letrinhas de TI só vem aumentando. Profissionais especializados em processos ágeis de desenvolvimento estão ganhando espaço no mercado. No Brasil, o processo SCRUM foi o que mais “pegou”, então profissionais certificados pela SCRUM Alliance passam a ser mais valorizados. Com a dependência cada vez maior das empresas em relação à TI, os gestores também perceberam que é importante que a área agregue cada vez mais valor às operações das suas empresas. Com isso, processos de Governança com o ITIL trazem melhoria no atendimento das necessidades, criando oportunidades para os profissionais dessa área.
  • Cloud Computing e Virtualização: segundo o artigo, a computação em nuvem será o “conceito do ano de 2009”. Na prática, 2009 será o ano que marca o início da operação das estruturas de suporte ao conceito, sendo as principais a Virtualização e a Computação em Grid.
  • Ruby on Rails: 2009 promete ser o ano dos sistema de gestão de conteúdos (CMS), o que promete alavancar ainda mais a linguagem PHP (sim, o PHP está se consolidando no ambiente de TI corporativa!), o Java (que continuará em primeiríssimo lugar), e também fará despertar a nova linguagem Ruby e o seu framework “on Rails”. Para mobile, a programação para o Android deve incomodar o J2ME.
  • Acessibilidade, Processamento de Linguagem Natural e Websemântica: os primeiros protótipos dessas tão aguardadas tecnologias serão lançados em 2009. Projetos para acessibilidade como o DOSVOX (para deficientes visuais) ganham destaque. O maior destaque, porém, deve ficar para o Powerset, o  primeiro mecanismo de busca a utilizar PNL em larga escala.
  • Lei de crimes de informática: finalmente, o conturbado projeto de lei 89/2003 seja finalmente aprovado. Apesar de representar uma série de retrocessos e apresentar dispositivos controversos, a tendência é que no ano que vem o Brasil tenha finalmente uma legislação criminal específica para a internet.
  • SaaS: 2009 irá consolidar ainda mais o SaaS (Software as a Service), evoluindo também para o conceito de “Solução como Serviço”. As maiores justificativas para a consolidação do modelo é a redução dos prazos de implantação dos sistemas e a redução do custo total de propriedade (TCO). Porém, gestores de TI “obcecados por segurança” ficarão de cabelo em pé, pois cada vez mais os dados e aplicações das empresas serão distribuídos em diversos fornecedores.
  • SEO, Mobile e web marketing: especula-se sobre o SEO 2.0, já que mudanças impostas pelo Google, que relativisa todos os estudos realizados sobre PageRank, devem tornar o SEO “orientado a usuários”. As tecnologias mobile continuarão em franco crescimento, principalmente com a TV digital e a IPTV para dispositivos móveis. Ou seja, haverá uma maior demanda por entretenimento digital, focado na experiência do usuário. Nesse sentido, veremos a polêmica experiência I-doser, que promete dar um “barato” a partir da manipulação de ondas cerebrais, que passará a integrar dispositivos móveis, sendo transmitida via M2M (Mobile-to-Mobile).

Enfim, nos próximos meses veremos se as previsões estão ou não corretas. Na minha opinião, o artigo está bem coerente.

    Anúncios

    Comentários»

    1. Cloud Computing « Blog Rápido e Rasteiro - 26/fevereiro/2009

    […] Cloud Computing 26/Fevereiro/2009 Posted by rapidoerasteiro in Internet, Tecnologia. Tags: Cloud Computing, Internet, Tecnologia trackback Uma das tendências mais discutidas para a internet no próximos anos é o chamado “Cloud Computing”, ou Computação em Nuvem. Digo isso me baseando em previsões de especialistas, que inclusive já foram publicadas neste blog. […]


    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: