jump to navigation

Investimentos prioritários da área de TI em tempos de crise 28/novembro/2008

Posted by rapidoerasteiro in Tecnologia.
Tags: , , , ,
trackback

Hoje é sendo comum que as empresas precisam investir em tecnologia para sobreviver. Da mesma forma, investimentos em tecnologia normalmente têm impacto significativo no caixa das empresas. Em tempos de crise, quando o dinheiro fica mais curto, investir em tecnologia passa a ser até mais importante para a sobrevivência das empresas, mas por outro lado é necessário apertar o cinto.

A partir desse cenário, cria-se um dilema para os CIOs (do inglês “Chief Information Officer“, o responsável pela área de TI), que precisam ter muito mais critério para selecionar os investimentos. A revista CIO traz um artigo interessante, mostrando que os investimentos em TI em tempos de crise devem priorizar:

  • Armazenamento de dados: como o volume de dados gerados nunca pára de crescer, é necessário cuidar do armazenamento com atenção especial, inclusive em casos de contingência. Storage, backups e softwares de gestão de armazenamento são tecnologias chave para isso.
  • Business Intelligence: de nada adianta ter terabytes de dados armazenados de forma desorganizada. As ferramentas de BI vieram para (tentar) resolver esse problema, gerando relatórios e gráficos consolidados, a partir das informações obtidas em tempo real dos diversos sistemas das empresas. A tendência é que o BI seja feito por área específica, ou nicho, com mais foco nos resultados.
  • Virtualização: o tempo de comprar servidores caríssimos, com potencial de atender à demanda de recursos por “x” anos à frente acabou. A virtualização permite maximizar a utilização das infra-estruturas de servidores das empresas, aumentando a eficiência dos seus servidores. Além disso, reduz custos totais de propriedade (TCO) da infra-estrutura e economiza energia elétrica.
  • Segurança: com a proliferação de dispositivos mobile e a ampliação do acesso à internet, segurança da informação será um assunto cada dia mais crítico para as empresas.
  • Cloud Computing: atualmente, cloud computing é um avanço da virtualização, porém seu conceito vai bem mais além, pois não considera apenas a infra-estrutura, mas também aplicações específicas. As soluções do tipo SaaS (“Solution as a Service“, ou “solução como serviço”) tendem a ser oferecidas dentro dos conceitos de computação em nuvem.

O CIO (ou Gerente de TI, nas empresas menores), deve atentar principalmente para o retorno sobre o investimento (ROI) dos projetos de TI. Trocando em miúdos, todo projeto de tecnologia deve trazer benefícios que paguem o seu custo e que, preferencialmente, representem lucro para a empresa. Para tanto, não apenas o projeto em si deve ser bem elaborado, como é fundamental realizar uma Gestão efetiva do mesmo.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: