jump to navigation

Google Lively is dead 20/novembro/2008

Posted by rapidoerasteiro in Internet.
Tags: , , , ,
trackback

Menos de 6 meses depois do seu lançamento, comentado aqui mesmo neste Blog, o ambiente de realidade virtual Google Lively, que prometia trazer novos horizontes para a internet, não deu certo. Ao acessar o site do Lively, os usuários se deparam com a mensagem que indica que o sistema será mantido apenas até 31 de dezembro de 2008.

De acordo com o TechChrunch, a “morte” do ambiente virtual já dava sinais quando notou-se que o navegador Chrome (da Google) não proporcionava suporte para o Lively.

O principal motivo para o encerramento foi o mais óbvio de todos: falta de acessos. Apesar do “boom” inicial, a taxa de usuários caiu drasticamente nos meses seguintes, como mostra o gráfico do Google Trends:

É, nem tudo para o Google são flores. Mas, é de se admirar uma companhia com o tamanho do Google que tenha coragem e agilidade para descontinuar rapidamente projetos que não dão certo.

Bem, com isso acende-se o sinal amarelo para ambientes de realidade virtual. Segundo post de Eloise Pasteur de alguns meses atrás, o próprio Second Life parece estar próximo de enfrentar dificuldades, como provam alguns indicadores e o próprio histórico do sistema.

Ao meu ver, os desenvolvedores/empreendedores precisam ver onde estão errando na tecnologia, ou se agora é realmente o momento certo para lançar projetos com esta tecnologia. Quem sabe, não estamos diante de um fenômeno similar aos PDA’s, lançados no início dos anos 90, mas que só “pegaram” cerca de 10 anos depois. Para sabermos a resposta, temos que esperar para ver.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: