jump to navigation

Como será a tecnologia em 2020? 19/novembro/2008

Posted by rapidoerasteiro in Tecnologia.
Tags: , , ,
trackback

Nas últimas semanas, tenho participado do processo de planejamento estratégico da empresa onde trabalho, e uma das nossas “lições de casa” é buscar informações que nos permitam vislumbrar cenários futuros em alguns temas chave.

Por trabalhar na área de tecnologia, a incumbência de buscar cenários futuros de tecnologia ficou comigo e mais quatro colegas. Tenho colhido muito material nos últimos dias, documentos desenvolvidos a partir de metodologias sérias, e que têm bastante convergência e coerência. Vale até destacar alguns pontos:

  • Computação onipresente: quase tudo será computadorizado, e os dispositivos terão grande poder de processamento. Da geladeira ao chuveiro, passando por roupas e celulares, tudo deverá ser desenvolvido de forma a oferecer mais informações e se adequar melhor às necessidades de cada usuário. Aqui temos mais duas tendências: personalização automática de produtos e serviços; e a internet onipresente.
  • Inteligência Artificial: tudo indica que teremos grandes avanços nessa área. Os equipamentos que utilizamos irão “aprender” as nossas preferências e poder inclusive “aprender a melhor forma de nos ensinar”.
  • Realidade Virtual e novas interfaces homem-máquina: reconhecimento de voz e escrita ainda estão engatinhando, mas prometem grandes avanços. Junto a isso, somamos ambientes de realidade virtual. Essas tecnologias permitirão um uso mais fácil dos recursos tecnológicos, além de uma “humanização” da utilização de equipamentos.
  • Convergência para a internet: nos próximos anos, algumas tendências são bastante claras sobre telecomunicações. Não haverá mais distinção entre telefonia e internet, e pagaremos uma só tarifa para a utilização de pacotes de telecomunicações (a tarifa muda conforme o pacote contratado). Há duas vertentes aqui: alguns dizem que pagaremos para o uso ilimitado dos recursos contratados; outros dizem que pagaremos pelos recursos de telecom (e computação também) como pagamos hoje a nossa conta de luz, ou seja, de acordo com o nosso consumo.

Enfim, há outras tendências bastante interessantes, como a computação em nuvem, sensores inteligentes, computação quântica, entre outras coisas coerentes e que inclusive já demonstram sinais hoje.

Agora, basta a nós esperarmos e trabalharmos rumo à essas novidades. Quem viver, verá.

Anúncios

Comentários»

1. pollyana carla - 9/setembro/2009

acho interessante pensar no futuro do avaanço tecnológico.

2. thiago ferreira dos santos - 28/setembro/2010

tecnologia do homem em 2020 sera incrivel cada ano passa o mundo evolui tecnologicamente.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: