jump to navigation

Futurecom 29-10-2008 – Samsung 30/outubro/2008

Posted by rapidoerasteiro in Internet, Tecnologia.
Tags: , , , , ,
trackback

Vera Bier, Diretora de P&D da Samsung no Brasil, trouxe o tema “TV Móvel digital e Interatividade no Brasil”.

A palestrante trouxe idéias bastante pertinentes ao tema. Conforme expressão utilizada pela mesma, muitas questões traziam uma visão mais “holística” à questão de TV Móvel digital.

Um dos pontos lembrados é que a experiência de assistir a TV em um dispositivo móvel é realmente inferior em relação à TV fixa. Na hora de “vender” a idéia da MoTV (TV Móvel), deve-se lembrar disso, para não criar expectativas que não serão satisfeitas.

Porém, em termos de funcionalidade e interatividade, a MoTV pode ser até mais rica que a TV fixa, por características específicas dos dispositivos móveis.

Em termos de tecnologia, temos o seguinte:
– Padrão brasileiro de TV Digital: baseado no japonês. As diferenças estão em melhorias nos codecs de áudio e vídeo, principalmente.
– O padrão considera TV Digital para dispositivos Fixos, Móveis e Portáteis.
– Middleware (Ginga): fundamental para interatividade. A interatividade poderá acontecer de duas formas: usando o canal de retorno, ou não usando o canal de retorno.
Exemplo de não uso do canal de retorno: apresentação de conteúdos correlatos ao programa exibido para escolha por parte do usuário.
Exemplo de uso do canal de retorno: e-commerce.

A criatividade fará surgir formatos ainda não pensados para a interatividade. Atualmente, uma das principais empresas no segmento de desenvolvimento de aplicativos para TV Digital é a HXD Interactive TV. Vale a pena ver o case “torcida interativa”.

Um ponto que parece ser claro também é a convergência de páginas web p/ TV digital, principalmente no formato de TV Fixa. Para TV Móvel é importante pensar em adaptações, pelas limitações dos dispositivos.

Próximos passos sugeridos pela Samsung:
– Tornar a interatividade na TV Digital uma realidade. Problema: pensar no que o usuário quer e criar a cultura da interatividade para todos os usuários. Usabilidade será fundamental para viabilizar isso.
– Os investimentos devem ser compartilhados entre os agentes da cadeia produtiva.
– Popularizar a tecnologia de MoTV. Para isso é necessário somar “Inclusão (educação) + mais aparelhos + menor custo”

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: