jump to navigation

Futurecom 29-10-2008 – Nokia Siemens 30/outubro/2008

Posted by rapidoerasteiro in Internet.
Tags: , , ,
trackback

A palestra “Aumentando as receitas com a web 2.0” foi apresentada por Wilson Cardoso, Head of Solutions Sales Management, da Nokia Siemens Networks.

O palestrante iniciou dando um alerta para as operadoras de telecomunicações: não percam o bonde de novos negócios trazidos pela web 2.0!

A crescente migração de aplicativos para a internet (inclusive aqueles que antes estavam restritos aos desktops) e a disseminação de conexões com banda larga levam a usuários conectados por diversos meios e dispositivos diferentes, levando a uma “multitude”, ou seja, uma massa de usuários com inúmeros perfis diferentes e que, juntos, possuem real poder de mudança. Sendo assim, as operadoras de telecom e todos os demais agentes da cadeia produtiva de soluções baseadas em telecomunicações (inclusive internet).

Com a disseminação e a convergência digital, o apetite por banda vem aumentando exponencialmente. O palestrante apresentou uma projeção quanto ao aumento de tráfego na internet para os próximos anos que mostra um aumento de 100 vezes em relação ao que temos hoje, sendo que apenas os dispositivos mobile irão ter um crescimento de 300 vezes mais banda. Segundo previsões, a Web 3.0 necessitará conexões de 10 a 100 Mbps, e a Web 4.0 necessitará de mais que 100 Mbps por conexão!

Ao mesmo tempo, a “multitude” vem demandando preços menores para o acesso a internet por parte das operadoras. Poranto, a “tarifa única” deixará de ser uma tendência e passará a ser acessível para nós em breve, conforme outras palestras da própria Futurecom confirmaram.

Considerando esse ambiente exigente, é fundamental que as empresas de telecom busquem outras formas de receita. Não apenas este palestrante, bem como outros, reforçam que as operadoras devem agregar valor sobre as informações disponíveis sobre os seus clientes/usuários, utilizando essas informações para vender serviços melhores e mais personalizados não apenas para seus clientes, mas também para o segmento corporativo.

Outro ponto é que cada vez mais diminui a diferença entre operadoras fixas e móveis, pois tudo está convergindo para a internet. Prova disso é que hoje estão surgindo inclusive operadoras de telecomunicações que não possuem redes físicas (sublocam redes para oferecer seus serviços).

No Brasil, especificamente, uma grande oportunidade para as empresas de telecom é que, a partir de 2009, todos os carros novos comercializados no Brasil deverão ter rastreador GSM.

Além disso, a portabilidade numérica dá liberdade ao usuário para escolher a operadora que lhe der mais vantagens, ou serviços melhores. Juntamente com a web 2.0, isso traz uma mudança de comportamento no consumidor, que se torna o “prosumer”, ou consumidor proativo.

As operadoras de telecom também devem ter em mente que são parceiras fundamentais para as empresas que trabalham com/para a internet. Novos modelos de negócio precisarão de fortes parcerias entre as operadoras e as empresas de internet, cada um fazendo o seu melhor. Temos por exemplo a Vodafone, que fornece soluções de conectividade de ponta, porém seu portal é parceirizado com o Yahoo!

A esse cenário seguem-se desafios como:
– Integração de autenticação (sugestão de utilização de LDAP). Com a portabilidade, surge a oportunidade de criar um cadastro único de usuários, compartilhado entre as operadores de telecom. Essa consolidação de informações irá reduzir custos das operadoras com melhorias nos serviços.
– Alinhamento de processos operacionais entre as operadoras.
– Compartilhamento de informações entre os agentes da cadeia produtiva.
– Centrar os serviços e o atendimento nos usuários/clientes.
– Melhorar controles e segurança.
– Ampliar exponencialmente a oferta de links.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: