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Futurecom – 29-10-2008 – Comverse 30/outubro/2008

Posted by rapidoerasteiro in Internet, Tecnologia.
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A palestra “Mobile Ads: new revenue potential” (Anúncios Mobile: novo potencial de receitas) foi apresentado por John Bunyan, CMO (Chief Marketing Officer), da Comverse.

Pergunta chave: “Mobile: maior potencial de receitas que a Internet?”
Eric Schmidt (CEO do Google) diz que SIM.

Hoje e no futuro próximo as empresas de telecom devem buscar passar pela “tempestade” da Internet, ambiente de profundas mudanças, alta competitividade, e com grandes pressões para redução de pressos para o consumidor final.

O palestrante destacou o avanço da publicidade em várias mídias, principalmente Jornal. As primeiras edições do New Yourk Times não tinham anúncios. Hoje, como qualquer jornal, os anúncios são a principal forma de sustentação financeira da operação do jornal. Segundo ele, para as empresas de telecomunicações, o financiamento não deve acontecer de forma diferente, com os “AdMob’s” (Anúncios para dispositivos Móveis) representando a maior parte das receitas de serviços Mobile.

Bunyan justifica seu ponto de vista com o case da Blyk, uma operadora de telefonia móvel que é gratuita para os consumidores finais, sendo completamente financiada por anúncios publicitários (“ad-funded mobile operator”). Também sugere novos modelos de negócio que poderiam, por exemplo reduzir o valor da conta do cliente de acordo com a quantidade de anúncios que receber.

Mais uma vez, para que os AdMob’s atinjam os objetivos propostos, há desafios a serem superados:
– Como fazer AdMob não intrusivo?
Targeting é fundamental, ou seja, é necessário criar perfis de usuários para definir públicos alvo. É sugerida a “Análise Preditiva” como ferramenta ideal, continuamente atualizada (em tempo real). As operadoras também devem considerar onde cada usuário está em cada momento, para entregar conteúdos (e anúncios) cada vez mais personalizados.
– Hoje, as formas preferenciais de publicidade Mobile são SMS, MMS e banners em portais mobile. Porém, o retorno ainda é baixo, principalmente por causa do targeting pobre.
– Segundo dados apresentados, o investimento por canal de AdMob até 2013 considerará os seguintes canais, em ordem crescente de valor:
SMS/MMS (patrocinado ou direto)
MoTV
In-Content
Mobile Internet
On Portal
Idle Screen
– Usabilidade é fator crítico de sucesso: multi Touch é fundamental para facilitar o uso de dispositivos móveis.
– A soma de “Ofertas adequadas + Opt-in correto + Perfis corretos” resultará em anúncios Relevantes aos públicos-alvo e, por consequência, maior Retorno das campanhas.
– As operadoras de telecom devem ter informações sobre os públicos alvo, tais como os tipos de aparelhos predominantes para entegar os tipos de anúncio mais adequados, no formato adequado. Assim, evita-se problemas como, por exemplo, criar campanhas baseadas em Internet Móvel para um público predominantemente não tem acesso à internet pelo celular.

Operadoras brasileiras ainda não oferecem produtos/pacotes para anúncios Mobile focados em transpor os desafios propostos e gerar receitas de forma consistente.

As agências também deverão se adaptar à nova realidade. Para fazer novas campanhas, deverão considerar Múltiplos Pontos de contato/canais com os consumidores a serem impactados:
Mobile Web
SMS/MMS
Anúncios na Caixa Posta de Voz (banners e áudio)
Ringtones
Games
Interstitial Ads
Instant Messaging Móvel
Conta enviada ao cliente
E-mail
Streaming (áudio/vídeo)
IPTV
MoTV
etc.

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Comentários»

1. Claro realiza tendência antecipada na Futurecom 2008 « Blog Rápido e Rasteiro - 20/fevereiro/2009

[…] várias informações colhidas durante as palestras (interessantíssimas, aliás). Em uma delas, o CEO da empresa Comverse antecipou que até 2013 os AdMob’s (anúncios para dispositivos móveis/celulares) iriam concentrar a […]


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