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Futurecom 28-10-2008 – Palestra Openet 29/outubro/2008

Posted by rapidoerasteiro in Internet, Tecnologia.
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O Sr. Apollo Guy, VP Sales and Alliances, Americas, da Openet apresentou a palestra “Leveraging User Data for Mobile Advertising”.

De longe foi a melhor palestra do dia, na minha opinião.

É verdade que as pessoas acham os serviços de telecom caros e que querem pagar cada vez menos por eles. Um exemplo clássico é o SMS, que é invariavelmente caro em todos os países.

A partir dessa solução, as campanhas promocionais podem dar serviços de telecom em troca do interesse das pessoas do seu público-alvo (sms, download, etc) para aumentar a sua efetividade, o que sem dúvida é um bom negócio para as operadoras de telecom. Porém, como o custo da campanha também tende a subir, é importante que as operadoras de telecom também forneçam informações para que cada pessoa receba campanhas relevantes aos seus interesses, para maximizar os resultados das campanhas. Isso gera desafios como:
– Criar formatos de propaganda adequados;
– Melhorar a Gestão de campanhas
– Criar e utilizar métricas mais precisas
– Criar novos modelos de negócio
– Formar de perfis de clientes

Especificamente sobre o último ponto, o palestrante sugere que a determinação de perfis de clientes seja uma função das empresas de Telecom, que podem criar informação mais qualificada a partir de dados como:
– Tipos de aparelho
– Dados cadastrais dos usuários
– Dados sobre o uso da rede e dos serviços
– Históricos dos usuários
– Etc.

É importante considerar a cadeia produtiva de campanhas on-line:

Clientes -> Agências -> Mídias -> Empresas de Conteúdo -> Operadoras Telecom -> Consumidores

Para chegar a esse “mundo ideal”, as Operadoras de Telecom precisam:
– Perfis contextualizados: construir perfis comportamentais contextualizados de cada usuário, processo que deve ser continuamente retroalimentado, atualizando as informações de cada usuário;
– Targeting: apresentar em tempo real os conteúdos mais adequados a cada perfil;
– Interatividade: ações devem considerar votações, depoimentos, captação de informações, atualização de cadastros, e-commerce, etc;
– Métricas: medir os resultados de cada campanha, em tempo real.

Considerando os 4 fatores acima, é necessário que haja uma solução de hardware e software que dê suporte às tomadas de decisões, baseadas em informações atualizadas em tempo real.

Métricas são um assunto especialmente delicado: segundo o palestrante, as operadoras de telecom devem trabalhar com maior foco sobre as métricas e sobre a criaçãoo de perfis de usuários, para que os demais agentes da cadeia possam desenvolver campanhas melhores.

O palestrante destaca também que devem ser consideradas as particularidades dos modelos de Negócio de Publicidade e Negócio por Assinatura:
a) Negócios por Assinatura:
– Venda por Indicação
– Foco no atendimento ao Cliente
– Segmentação e análises de mercado
– Confiabilidade do serviço é fundamental
b) Negócio de Publicidade
– Informação das operadoras tem valor agregado
– Planejamento das campanhas deve ser feito a partir de perfis
– Campanhas devem incentivar a captação de mais informações dos consumidores

Independentemente do tipo de negócio, a privacidade é prioridade. Segundo o palestrante, para que seja mantida a privacidade dos usuários, todas as conexões devem ser criptografadas e o total das informações deve ficar apenas com as operadoras, que devem se responsabilizar pela segurança das mesmas, repassando para os demais agentes da cadeia apenas as informações necessárias.

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Comentários»

1. SMS sem noção da BrT « Blog Rápido e Rasteiro - 18/fevereiro/2009

[…] contexto, vale ler as anotações que publiquei aqui no ano passado durante a palestra da Openet, durante a Futurecom 2008. Se você trabalha na Brasil Telecom, recomendo a leitura. Quem sabe, se você sugerir essas […]


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