jump to navigation

Futurecom 28-10-2008 – Palestra VIVO/Convergys 28/outubro/2008

Posted by rapidoerasteiro in Tecnologia.
Tags: , ,
trackback

Cheguei um pouco atrasado a essa palestra, mas o tema foi especialmente interessante para mim (abaixo contarei o porquê).

O Sr. Paulo Tonding, Diretor de Infraestrutura e Sistemas da VIVO, apresentou o assunto “Enfrentando os desafios de um Mercado cada vez mais convergente e direcionado ao cliente”.

Bem, o que foi apresentado na verdade foi o case da consolidação dos sistemas de tarifação das diversas empresas que se uniram para compor a VIVO. O projeto durou 3 anos e meio e foi considerado um case de sucesso.

Por que a palestra foi especialmente interessante para mim: segundo o palestrante, a última empresa a ser atendida no projeto do case exposto foi a Global Telecom, quem operava no PR e em SC. O motivo seria a solução de tarifação utilizada pela empresa, que no início do projeto era uma das possíveis escolhas, mas foi preterida pela solução da Convergys. Lembro bem que, na época, eu era cliente da Global Telecom e senti na pele diversos problemas na minha conta de celular. Como os problemas não eram só na conta, mas também no serviço, mudei de operadora. Porém mais de 2 anos depois recebi cobranças indevidas da operadora, o que originou um processo de minha parte contra a VIVO, encerrado em acordo.

Aos consumidores, como eu, alerto: vale a pena reclamar.

Voltando ao assunto da palestra, entre os fatores de sucesso do projeto, foram destacados:
– Equipe capacitada e dedicada full time ao projeto, sem interferências;
– Foco em Testes;
– A adoção das melhores práticas de gestão de projetos, com a criação de um escritório de gestão de projetos (PMO).

Entre os problemas enfrentados, foram destacados os problemas políticos internos que inviabilizaram padronização dos processos de vendas, o que ocasionou atrasos e a existência de cerca de 2.000 planos de preços/serviços diferentes.

Entre os benefícios positivos para a corporação, o conhecimento adquirido no projeto foi aproveitado para o projeto de migração p/ GSM, feito em tempo recorde e considerado um absoluto sucesso.

Também vale a pena destacar alguns números sobre o sistema de tarifação da VIVO hoje:
– 562 milhões de transações on-line processadas mensalmente;
– Quase 1 bilhao de eventos processados por mês.

Entre os desafios a serem enfrentados pela empresa para “enfrentar os desafios de um Mercado cada vez mais convergente e direcionado ao cliente” (até que enfim relacionado ao título da palestra), me chamou a atenção o destaque ao fato de que o ambiente de treinamento dos funcionários da VIVO está sendo pouco utilizado. Para uma empresa do tamanho e com a capilaridade da VIVO, investir em Capacitação à Distância é algo realmente prioritário.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: