jump to navigation

Futurecom 28-10-2008 – Palestra Oracle 28/outubro/2008

Posted by rapidoerasteiro in Tecnologia.
Tags: ,
trackback

A palestra “Transformação nas telecomunicações em uma etapa decada vez” foi apresentado pelo Sr. Angel Garcia, Senior Director for Business Development da Oracle.

Gostei de ver algumas idéias bastante coerentes na palestra. O conteúdo foi bom, porém mais uma vez desconexo em relação ao título da palestra.

Segundo a Oracle, o modelo ideal para a geração de receitas para as operadoras é somar os serviços de Telecom com serviços Web e/ou Mobile. A partir dessa premissa, as empresas de Telecomunicações e as empresas Web/Mobile devem ser “parceiras para toda a vida”.

A convergência digital deixa de ser tendência e passa a ser realidade. A partir dessa realidade, as pessoas também querem se livrar de um “balaio” de senhas, logins, etc. Convergência também significa disponibilizar para as pessoas um único ponto de contato e uma única tarifa, considerando número de telefone fixo/móvel, caixa postal de e-mail, link internet, link mobile, etc. Com isso, a segurança passa a ser um fator crítico, pois um único login deve ativar os diversos serviços e não pode ser utilizado por terceiros não autorizados.

Essa realidade mostrada pela Oracle mostra que as empresas precisam cada vez mais conhecer cada cliente, entregando para cada pessoa o pacote de soluções mais adequado, e a um preço competitivo.

Considerando a competição, é fundamental que as empresas reunam excelência operacional e inovação, devendo se atualizar constantemente a custos adequados. Assim, o custo total de aquisição (TCO) da inovação deve ser reduzido, porém sem prejudicar os avanços em si. Isso é algo crítico, uma vez que há o “trauma” de que até recentemente cerca de 70% dos projetos de inovação falharam.

Nesse cenário, foram apresentados alguns cases de sucesso do Oracle, mostrando os benefícios trazidos pelas soluções da empresa a seus clientes.

Destaque para menção especial sobre arquitetura de sistemas para integrar um número cada vez mais crescente de diferentes e específicos sistemas utilizados pelas empresas. Nas entrelinhas, se lê SOA – Service Oriented Architecture.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: