jump to navigation

Jingles de campanhas eleitorais – parte VI 5/setembro/2008

Posted by rapidoerasteiro in Artes, Internet.
Tags: , , , ,
trackback

Continuando as análises, mais alguns jingles analisados, de várias partes do Brasil:

  • Dárcy Vera (DEM – Ribeirão Preto): o site todo rosa já chama a atenção, bem como a pose fazendo cara de “quem tem conteúdo”. A música é um breganejo bem produzido, dentro do estilo que faz sucesso na região. Faltou um refrão mais fácil de lembrar, porém é uma boa peça publicitária.
  • Sabino (PT – Itapema): ao procurar o candidato homônimo de Ribeirão Preto e do mesmo partido, me deparei com o candidato à prefeito dessa pequena cidade do litoral de Santa Catarina, próxima à Florianópolis. E olha que o pessoal não fez feio! O refrão é muito bom (“Sabino fez, Sabino faz, Sabino vai fazer mais”), e a música não deixa a desejar. A parte estranha fica por conta da propaganda de rádio disponível no site, que emenda o jingle com a 9ª sinfonia de Beethoven.
  • Sabino (PT – Ribeirão Preto): a música tem o título “Vamos sacudir a poeira”, que lembra tudo menos campanha eleitoral. O jingle inicia com andamento lento, estilo moda de viola, com bela melodia cantada por um coral e um tecladinho “base” no fundo, emendando em um country que faz sucesso no interior de SP. A música é bem produzida, porém a letra é muito grande e embolada, difícil de memorizar. O compositor até tentou fazer uma jogada com o nome do candidato e a sua principal plataforma (“Sa de Saúde em primeiro lugar … Sa de Sabino prá Ribeirão avançar”), mas falta bastante para ser algo que “pegue” na memória das pessoas.
  • Wilson Santos (PSDB – Cuiabá): é um forró, com voz marcante. De imediato liguei a voz a Dominguinhos! Porém, achei estranho esse renomado compositor compor um jingle eleitoral. Para matar a curiosidade, procurei e achei: realmente, era o Dominguinhos (meus ouvidos não me traíram). Bem, qualidade é indiscutivelmente boa. Um forró muito bem produzido, com linda melodia e boa letra, fugindo dos clichês normalmente encontrados por aí. A mensagem da música é positivista (“prá ficar melhor”), para a reeleição do candidato. Eu só dispensaria o “tecladinho” no fundo.
    Obs.: o colega Blogueiro João Bosquo rapidamente me alertou: Dominguinhos apenas emprestou a voz ao jingle, o compositor é o publicitáio Afro Stefanini II. Obrigado pela dica João!
  • Walter Rabello (PP – Cuiabá): demorei para achar o jingle no site (o link do player está quebrado), que é um “country” no estilo “Bruno e Marrone”. O refrão do jingle até é fácil de lembrar, mas achei a música “apagada”, o tom está muito baixo e a mixagem matou muitas freqüências agudas. Além disso, tem um locutor chato falando em cima da música um mantra: “Walter Rabello é 11…”.

Uma observação sobre os jingles: hoje é relativamente barato gravar música, principalmente porque o computador dispensa um alto custo, os cachês dos músicos de instrumentos acústicos. OK, se por um lado alguns músicos perderam trabalho, outros ganharam trabalhando com teclados e computadores nos estúdios. Porém, via de regra há uma “industrialização” das músicas, a maioria com a mesma estrutura e com aqueles “teclados de pizzaria” ao fundo. Nada contra os músicos de pizzaria, até porque também sou tecladista/pianista. Mas não custaria nada o pessoal passar a buscar timbres melhores, com samples de áudio acústico. E, se mesmo assim o timbre não ficar bom, não custa nada defender a boa música e contratar músicos para tocar os instrumentos originais, não é mesmo?

Em breve, mais análises. Confiram no blog as análises de I a V. Bom final de semana a todos.

Anúncios

Comentários»

1. João Bosquo - 5/setembro/2008

Marcus,
Olha, eu também quando ouvi o jingle, pelo estilo coisa e tal, também pensei que fosse do Dominguinhos, não. Dominguinhos apenas emprestou a sua belíssima voz. A autoria é do publicitáio Afro Stefanini II, depois publica uma nota que está no seguinte link:http://jbas.wordpress.com/2008/08/16/a-verdadeira-autoria-do-jingle-do-prefeito-de-novo/
abrços.
João Bosquo


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: