jump to navigation

O vermelho “rouba” a cena nos esportes de combate 14/agosto/2008

Posted by rapidoerasteiro in Diversos.
Tags: , , ,
trackback

Em tempo de jogos olímpicos, achei interessante esse estudo publicado neste mês de Agosto na revista Psychological Science.

Inicialmente, um estudo realizado em 2005 publicado na revista Nature, afirmou que atletas que utilizavam a cor Vermelha nos esportes de combate tinham desempenho superior aos atletas que utilizavam a cor azul (nesses esportes, um atleta usa vermelho, o outro azul). O estudo, baseado nos resultados dos Jogos Olímpicos de Atenas (2004), sugeria que a cor vermelha dava um “algo a mais” para os atletas que a utilizavam, já que essa é uma cor ligada à dominação e à agressividade.

O psicólogo Norbert Hagemann, da Universidade de Münster (Alemanha) e sua equipe discoraram desse estudo porque ele não levava em conta um fator crucial no resultado das lutas: os árbitros. A suspeita era que o vermelho proporcionaria um “viés subconsciente” para os árbitros.

Para testar a hipótese, foram mostrados vídeos de lutas de taeknowdo para 42 árbitros experientes. Inicialmente eram mostrados os vídeos originais, com um competidor usando vermelho e outro azul. Em seguida, eram exibidos os mesmos vídeos, porém as cores utilizadas pelos atletas foram invertidas digitalmente. Obviamente, os árbitros não foram avisados da “armadilha” digital.

Enfim, o resultado: os competidores que utilizavam a cor vermelha obtiveram uma média de 13% a mais de pontos do que os competidores com azul, comparando-se as mesmas lutas. Ou seja: o vermelho literalmente “rouba” a cena (ou os resultados).

A partir desse resultado, para que sejam assegurada a neutralidade na arbitragem, os especialistas sugerem que sejam adicionados dispositivos eletrônicos como sensores e câmeras, de forma a auxiliar o trabalho dos árbitros. Entretanto, o estudo respeita a tradição e não chega a sugerir a troca das cores para esses esportes.

Mais informações em LiveScience.com

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: