jump to navigation

Jingles de campanhas eleitorais – parte II – a missão 12/agosto/2008

Posted by rapidoerasteiro in Diversos, Internet.
Tags: , , , ,
trackback

Continuando a “saga” sobre os jingles de campanhas eleitorais, à medida em que os sites dos candidatos vão entrando no ar, vamos conhecendo novas “figuras” da política brasileira e seus respectivos temas musicais de campanha. Hoje, temos jingles de Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo.

  • Jô Moraes – PC do B (Belo Horizonte): o site não mostra, “esconde” o jingle. Em um dos vídeos, pode-se ouvir uma música que parece ser o tema, mas não dá para identificar. Parece ser uma marchinha. Mas a parte interessante fica com a “música incidental” do principal vídeo do site: Bolero de Ravel, que não necessariamente combina com política.
  • Leonardo Quintão – PMDB (Belo Horizonte): o jingle começa no estilo “moda de viola”, emendando em um baião arrasta pé. A letra deixa bastante a desejar (“Sou Leonardo, sou 15, eu sei de cor…”), e não sei se foi a melhor escolha para um candidato jovem, que quer ser identificado com modernidade.
  • Márcio Lacerda – PSB (Belo Horizonte): desde o início, nota-se um jingle muitíssimo bem produzido. A introdução tem orquestra, com direito a Harpa e tudo o mais, com um violão fazendo a “costura” junto com os vocais. Em seguida, vem um Reggae (isso mesmo!) com pegada pop, com a orquestra fazendo o suporte harmônico. A letra é muito boa e “pegajosa”, com chavões do tipo “é isso que a gente quer…”. Se fosse apenas pelo jingle, já tinha sido eleito.
  • Manuela – PC do B (Porto Alegre): interessante como o PC do B tem candidatas do estilo “musa”. A candidata Manuela tem o mesmo estilo da “companheira” Ângela Albino (Florianópolis) que, como diriam as más línguas, seriam “comunistas de butique”. Prejulgamentos à parte, apesar do site muito bem feito, a jingle deixa bastante a desejar. Trata-se de um samba enredo pasteurizado, com letra muito fraca. O slogan “Sou mais ela” com certeza poderia ter sido melhor aproveitado.
  • Maria do Rosário – PT (Porto Alegre): pelo visto, as mulheres estão dominando as chapas para a capital gaúcha. O jingle desta candidata também vai para o samba, porém mais para o lado partido alto com derrapadas no “pagode breganejo”. Bem melhor produzido que o jingle da concorrente Manuela, tem letra fácil de lembrar (“Prá levantar Porto Alegre agora é Maria…”).
  • Paulo Maluf – PP: como diriam os norte americanos, “at last but not least”, o polêmico ex-prefeito da capital paulistana. O jingle se encaixaria no estilo, digamos assim, “cara de pau”, tal qual o candidato. É uma salada de estilos, que variam entre o pop, o rap e o sertanejo, que não é necessariamente agradável. A letra é um capítulo à parte, que merece destaques como “São Paulo tem a cara de Maluf…” / “Depois que ele saiu da prefeitura tudo aqui parou…” / “Esse é o cara” / “Jogaram tanta pedra nele e ele tá aí…”. Enfim, esse jingle definitivamente entra na categoria “comédia”.

Uma observação sobre algo que percebi nos jingles das candidatas que, obviamente, são do sexo feminino: não sei se todas elas estão “in love”, mas a palavra “paixão” e suas variantes é lugar comum não apenas nos jingles, mas também nos textos dos sites e material de campanha. O pessoal da publicidade poderia ter um pouco mais de criatividade…

A lista de jingles está crescendo, então em breve publicarei mais impressões sobre as músicas para campanha eleitoral. Para quem quiser conferir o post anterior sobre o assunto, é só clicar aqui.

Anúncios

Comentários»

1. Jingles de campanhas eleitorais - parte III « Blog Rápido e Rasteiro - 15/agosto/2008

[…] Quem quiser conferir as análises anteriores, seguem os links: Parte I Parte II […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: