jump to navigation

Novo RG 16/julho/2008

Posted by rapidoerasteiro in Diversos.
Tags: , ,
trackback

Este é um assunto que interessa a todos os que são brasileiros. Segundo a revista TIInside, a partir do ano que vem o Governo Brasileiro começará a emitir o documento de identidade (o “famoso” RG) utilizando a tecnologia smartcard (Cartão Inteligente), substituindo a atual cédula de papel. Segundo o governo, até 2017 cerca de 150 milhões de pessoas terão o novo documento, no qual estarão armazenadas todas as informações da pessoa (inclusive dados biométricos para identificação). A proposta é, finalmente, integrar os diversos cadastros de identidade em um único sistema de identificação, o chamado Registro de Identidade Civil (RIC).

Além da segurança “de fábrica” proporcionada pelo smartcard, o cartão terá diversos itens adicionais de segurança impressos no cartão, de forma a dificultar a sua adulteração por meio de meios químicos e físicos. Assim, o cidadão poderá ser identificado tanto visual quanto eletronicamente.

Finalmente, a tecnologia smartcard começa a ter seu uso largamente difundido em terras tupiniquins. Apesar do tom de “novidade”, essa é uma tecnologia já na casa dos seus 30 anos de idade, que já é utilizada em muitos outros países há cerca de 20 anos.

Só teremos a ganhar com isso.

Anúncios

Comentários»

1. Em breve: Lei para oficializar e-mails como documentos Legais « Blog Rápido e Rasteiro - 12/maio/2009

[…] Como tudo na área de tecnologia, o volume de emissão de certificados e a maturidade da tecnologia deverá fazer os preços baixarem muito em breve. Resta-nos esperar para termos cada um de nós o nosso certificado. Quem sabe não os teremos armazenados na nossa nova carteira de identidade? […]

2. Receita Federal informa restituição do Imposto de Renda pelo celular « Blog Rápido e Rasteiro - 8/julho/2009

[…] (opt-in) além de muita segurança para lidar com os cadastros dos cidadãos. Quem sabe, com a nova carteira de identidade (assunto já abordado aqui no ano passado), que também trará a unificação dos bancos de dados de identificação de pessoas, essa possa […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: