jump to navigation

Censo para Software Livre 17/junho/2008

Posted by rapidoerasteiro in Tecnologia.
Tags: , , ,
trackback

Uma das importantes iniciativas em termos de tecnologia neste ano é o Open Source Census, um projeto que começou no início deste ano e que objetiva catalogar e monitorar o uso de software de código aberto em empresas de todo o mundo.

Para realizar o monitoramento, é necessário baixar e instalar um sistema que faz a varredura dos computadores para encontrar sistemas de software livre e envia os dados de forma anônima para o censo. Até o momento, mais de 200 mil pacotes ou instalações de softwares de código aberto foram encontrados nos dois meses desde que a iniciativa foi lançada, de acordo com o site. Mas até 12 de junho, apenas 1.300 máquinas haviam sido varridas.

Entre os apoiadores desta ação estão grandes companias como Unisys, IDC, Navica, OpenLogic e, pasmem, até a Microsoft se uniu nesta semana a este projeto! Claro que, muitos vêem essa iniciativa com algum ceticismo, já que não faz muito tempo que a empresa alegou que sistemas de software livre haviam violado mais de 200 de suas patentes, sendo considerada uma das principais combatentes desse tipo de iniciativa. Porém, vale lembrar que a empresa de Bill Gates já apoia outros projetos importantes de software livre, como o SugarCRM.

Bem, com ou sem ceticismo, a realidade é que o Software Livre veio para ficar definitivamente. Isso também não significa, necessariamente, o fim do software proprietário, como pregam alguns gurus. Mas, em algumas áreas a tecnologia já está passando a ser vista como commodity, com o valor agregado sendo transferido para os serviços oferecidos. Tendências como a disseminação do SaaS (Software as a Service) são provas disso.

Fonte: IDGNow

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: