jump to navigation

Politicômetro 15/junho/2008

Posted by rapidoerasteiro in Diversos, Internet.
Tags: , , ,
trackback

Eleições municipais chegando, está na hora de começarmos a pensar em quem vamos votar. Primeiro, precisamos votar de forma coerente e, obviamente, em pessoas e partidos que mereçam o nosso voto. Está certo que anda difícil confiar na classe política hoje em dia, mas não podemos perder a fé. Além disso, a alienação só faz piorar o problema.

Para nos ajudar a pelo menos descobrirmos nossa orientação política, a revista VEJA bolou algo interessante, o chamado “politicômetro”. Trata-se de um teste de opinião que engloba os campos das liberdades individuais e da relação entre o estado e a economia, que foi elaborado com a ajuda do sociólogo Alberto Almeida. Depois de responder ao teste sabemos qual é a nossa posição política, em um quadrante que tem como eixos os extremos esquerda-direita e liberal-antiliberal. Faça o teste em http://veja.abril.com.br/idade/testes/politicometro/politicometro.html.

Bem, além de descobrirmos como somos politicamente, que tal cobramos mais trabalho e coerência das nossas autoridades? Afinal de contas, essas pessoas foram eleitas para serem “Servidores Públicos” e, como tais, precisam prestar contas do seu trabalho a nós. Se não cobrarmos isso, a cada dia eles se sentirão mais “autoridades” e menos “servidores”. Cabe a eu, a você e a todos os brasileiros, fazermos isso com determinação, pois o país é de cada um de nós, e não deles apenas.

Alás, a internet está aí para facilitar tanto a prestação de contas, quanto o diálogo e a movimentação em prol de uma administração pública mais profissional. Especificamente durante as eleições, com certeza a rede será palco de grandes ações que, inclusive, poderão definir o resultado em algumas cidades. Valerá a pena participar de redes sociais como o Orkut e entrar nas discussões.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: