jump to navigation

Planejar, Executar, Verificar, Agir… 25/janeiro/2010

Posted by rapidoerasteiro in Gestão.
Tags: , ,
trackback

PDCA: quatro letras e muito significado, principalmente para o pessoal que trabalha em áreas relacionadas à Qualidade.  O PDCA é um ciclo gerencial que visa implantar e desenvolver melhoria contínua. Sua aplicação foi iniciada no Japão pós 2ª guerra mundial, e um dos seus maiores promotores foi Deming, um dos ícones da Qualidade no século 20.

Mas por que estou falando disso hoje? Na semana passada participei de uma reunião de avaliação de Planejamento Estratégico em um dos locais onde trabalho. Foi um exercício extenuante (reunião das 9 às 21:30), mas muito interessante. Tivemos a oportunidade de avaliar os resultados de indicadores, projetos e diretrizes  estratégicas de 2009, planejando ações e metas para 2009.

PDCA vem de Plan (Planejar), Do (Executar/Fazer), Check (Verificar) e Act (Agir/Avaliar), um ciclo infinito. No caso de um Planejamento Estratégico, com duração entre 5 e 10 anos, é fundamental fazer este exercício. No caso específico da semana passada, fizemos o “A” e iniciamos um novo ciclo com o “P”.

O mais importante na Avaliação é a franqueza, sem ter medo de tocar em pontos difíceis, além de humildade para olhar a situação como expectador, buscando tanto os acertos quanto os erros (a parte mais difícil, sem dúvida). E, depois dessa etapa “sofrida”, o planejamento deve ter o cuidado de equilibrar os pontos detectados na Avaliação, determinando ações que realmente busquem soluções para as causas reais dos erros, e não apenas paliativos.

Apesar de ter sido cansativa e difícil, a reunião trouxe resultados e desafios muito interessantes. O ano de 2009 não foi fácil para nenhuma empresa, mas a execução do Planejamento Estratégico construiu uma blindagem e permitiu inclusive um bom crescimento dos negócios. Alguns problemas importantes também aconteceram (como em toda e qualquer empresa), e demandarão ações efetivas em 2010.

O processo em si foi um exercício muito bom, de grande aprendizado. O mais importante, porém, não é a reunião em si, mas os desdobramentos das ações estabelecidas para os próximos dias. Agora estamos em uma nova etapa de planejamento, que deve preparar os respectivos responsáveis e envolvidos para a efetiva execução das ações estabelecidas. Aliás, vejo por aí muita empresa que faz planejamentos maravilhosos, mas na hora de executar nada acontece. Bem, isso pode ser assunto para outro dia…

De qualquer forma, mais do que uma ferramenta gerencial, o PDCA representa a filosofia empresarial da melhoria contínua, algo que precisa permear toda a cultura da organização. E até me arrisco a dizer mais: o ideal seria que a melhoria contínua viesse “de casa”, ou seja, as pessoas poderiam ter isso como Valor humano, aplicado em vários aspectos nas suas vidas. Como o trabalho acaba sendo um desses aspectos das nossas vidas, seria muito mais tranquilo implantar essa idéia na sociedade em geral. Sei que é uma idéia meio utópica, mas como diz a música, “sonhar não custa nada…”

About these ads

Comentários»

1. onde os fracos não tem vez « Pense sobre - 14/maio/2010

[...] até o velho ciclo PDCA da administração, mas na verdade, não há como fugir muito disso. Fazer o que precisa ser feito, [...]

2. Autoavaliação gerencial, ou “PDCA pessoal” « Blog Rápido e Rasteiro - 9/setembro/2010

[...] O que fica, a meu ver, é a lição de que devemos exercitar a nossa humildade diariamente, implantando um processo pessoal de melhoria contínua, um “PDCA pessoal” (para quem se interessa sobre o assunto, já escrevi sobre PDCA aqui neste blog). [...]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: